ALBUM

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nutrição no Esporte

Antes de entrar na parte pratica é importante uma pequena introdução para ficar mais fácil a compreensão alem de atender pedidos de nossos vistantes, vou fazer uma seqüência de posts sobre nutrição e vias metabólicas exigidas nos esportes, para iniciar esta seqüência tentarei de explicar da forma mais simples como funciona a interação entre as vias metabólicas, para posteriormente ficar mais evidente a importância de cada nutriente dentro desta interação, fazer aplicações praticas para melhorar o entendimento, principalmente com esportes que nos brasileiros temos maior vivencia , os livros vendidos hoje no Brasil apesar de muito bem traduzido traz dados de esportes com aplicações em países com inverno extremo, ou mesmo outros esportes pouco praticados em nosso pais.
Para começar é importante dar um primeiro conceito de metabolismo energético que nada mais é do q a referencia sistemas metabólicos (vias metabólicas integradas) que visam a oferta energética para que o organismo possa desempenhar funções, neste caso especifico a funcionalidade dentro dos esportes, apesar de que esse sistema esta presente durante todos os momentos ao longo do nosso dia.
Através da alimentação, o Homem obtém os nutrientes necessários a sua sobrevivência , as formas de armazenamento de energia são complexas se pensar em suas formas químicas mas como minha intenção aqui é facilitar a vida de todos vamos tratar como carboidratos, lipídios (gorduras) e proteínas.
A fonte energética primordial para o funcionamento celular é o ATP, e desse apesar de ser um sistema um pouco complexo não podemos deixar de comentar já q ele esta ligado a todos os outros sistemas. Todo e qualquer nutriente, uma vez reduzido a sua unidade formadora (glicose (carboidratos), ácidos graxos (gorduras) e os aminoácidos mais conhecido como proteínas) é degradado para a liberação de energia química utilizada na síntese de ATP, para viabilizar o processo de transferência de energética (necessário para a manutenção celular) e evitar acúmulos de alguns metabolitos lesivos a estrutura celular, o corpo ressintetiza ATP, utilizando a energia proveniente dos macronutrientes (carboidratos, lipídios, proteínas). Para a ressíntese de ATP existem duas vias possíveis: a aeróbia (sistemas glicoliticos, lipolíticos e proteolíticos) e a anaeróbia (sistema exclusivamente glicolitico). A glicose, portanto participa de ambas.
Sigam a seqüência dos posts, e mandem suas duvidas para o email:
amantesdosesportes@gmail.com

Próximo post sistemas de energia

3 comentários:

  1. gostei desse blog. entre no meu blog que e nandoofera.blogspot.com deixe comentario ok valeu.

    ResponderExcluir
  2. Olá, somos da mesma área. Parabéns pela iniciativa de criar este blog. São mais conhecimentos de nossa área sendo divulgados.
    Agradeço sua visita ao Fitness e por tornar-se nosso seguidor.
    Volte Sempre!!!
    Abs. Eliane

    ResponderExcluir
  3. interesante información, personalemente el deporte que mas me gusta es el ciclismo
    boa tarde!!

    ResponderExcluir

Quem sou eu?

Minha foto
Viçosa, Minas Gerais, Brazil
Sou Professor de Educação Física Especializado em Fisiologia do Exercício.